Os 04 Melhores Blogs de Marketing Digital de 2022 em Português

Os 04 Melhores Blogs de Marketing Digital de 2022 em Português

Informação e principalmente Conhecimento são abundantes desde o advento da internet?

Essa pergunta que parece simples, na verdade não é, e eu conto o por quê.

Antes da Internet as informações e o conhecimento fluíam menos e eram também menores numericamente e por isso as pessoas tinham menos acesso do que hoje.

Parece uma afirmação plausível, certo? Nem tanto.

Apesar da abundância de informações e disponibilidade do conhecimento hoje, mais do que nunca, são difíceis de encontrar.

Essa afirmação contra intuitiva em um mundo regido pelo Google se baseia em uma lógica simples de grandezas. Apesar do aumento da DISPONIBILIDADE de conteúdo de qualidade, a sua ALOCAÇÃO é irregular e fragmentada.

Antes era bem sabido que as informações recentes estavam nos jornais e revistas, por exemplo, e o conhecimento acumulado, nas bibliotecas. Quanto aos dias atuais, por dentro dessa imensidão de dados circulando pelas redes, onde é que o cidadão acessa suas informações diárias e se forma intelectualmente?

seo-nao-otimizacao-de-site

É uma pergunta de difícil resposta porque o conhecimento disponível nas redes é cada dia mais fragmentado. A capacidade do Google de entregar conteúdo de qualidade vai de encontro com a sua necessidade de entregar conteúdo “clicável”, resultando em um misto de conteúdos genéricos “de mentira” ou no limite, fake news.

Preferimos nesse texto deixar o debate a respeito do papel do WhatsApp como formador de opinião de lado e focar no que supostamente seria a fonte mundial de informações e conhecimentos, o Google.

 

De toda maneira, no Marketing Digital não é diferente. Existe uma abundância de conteúdos relacionados à área, mas na esmagadora maioria conteúdos genéricos ou pasteurizados. Conteúdos que informam mas não formam, o que seria sua intenção.

 

Com base nesse raciocínio e evidência, trazemos aqui os 04 melhores blogs de Marketing Digital em 2022, em Português. Abaixo a lista:

1. Semrush (pt.semrush.com/blog)

É a principal referência da Rede Integrare quando o assunto é formação. Com textos claros e completos, é um blog que vive no limiar entre a qualidade acadêmica e a clareza jornalística.

2. Ranking Coach (https://blog.rankingcoach.com/pt)

É a novidade nessa lista. Blog da empresa de SEO Ranking Coach é surpreendentemente bom, tendo as mesmas características do blog da Semrush.

Infelizmente o blog não tem sido alimentado desde Abril de 2022, o que é uma pena porque a qualidade dos posts é surpreendentemente boa.

3. Neil Patel (https://neilpatel.com/br/blog)

Entre os citados, é o que tem a linguagem mais acessível e que trata de assuntos mais diversos, fugindo um pouco do “marketing digital” e centrando em todos os aspectos da transformação digital e negócios digitais. É uma excelente referência.

4. Hubspot (https://br.hubspot.com/blog)

O último, o blog da Hubspot é uma referência confiável e diversificada, vale a pena, apesar de ter um acervo menor.

insight-dica-leitura-2022

Todos os quatros blogs são estrangeiros, o que pode ser uma falha do presente redator ou a nova evidência da decadência do Marketing Digital brasileiro, sempre sedento pela próxima “onda”, se contentando em apenas reproduzir informações para gerar conteúdo, o famoso conteúdo pasteurizado.

Adendo número 01: O nosso blog também é bem bacana e você pode conferir ele pelo link: https://aintegrare.com.br/blog ou só clicando ali no cabeçalho. A intenção é sempre estar atualizado com as tendencias do marketing digital e do mercado de inovação e empreendedorismo do Brasil e do mundo.

Adendo número 02: Estamos abertos para colaboração no blog de outros blogs ou profissionais. Funciona mais ou menos assim: a gente abre o espaço para publicação de vocês aqui em troca de um espaço no blog do respectivo, independente do tamanho, seja pequeno iniciante ou grande. A ideia é colaborar pra crescermos juntos.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *