Fui Punido pelo Google por uma Foto Praticamente Normal na Homepage.

A História de Como Fui Punido pelo Google Sem Saber, perdendo colocações nos rankings e não podendo anunciar.

No último mês de Outubro, em uma campanha promocional para um cliente, senti algo muito estranho durante as configurações de tráfego pelo Google Ads.

O cliente era uma clínica de estética e sabendo das restrições com agulhas ou qualquer imagem que poderia vir a incomodar o usuários, buscamos ser bastante prudentes e utilizar fotos leves.

Mas as campanhas insistiam em serem reprovadas e nós não conseguíamos explicar a razão, pois estava tudo dentro da política de privacidade do Google.

Eis que não só a campanha estava travada mas nosso site começou a perder tráfego em uma velocidade assustadora. Ainda que estivéssemos postando bons e úteis textos nele.

Enquanto batia cabeça para tentar entender o que poderia ter de errado em uma campanha bem calibrada, que havia tomado todas as precauções e um site com SEO otimizado e monitorado.

Para deixar a pulga atrás da orelha ainda maior, os concorrentes estavam anunciando basicamente como nós estaríamos, e tudo bem com eles, seguiam suas campanhas normalmente.

Até que numa manhã, iniciando trabalho de monitoramento e checkup dos sites dos clientes, me deparo com uma foto grande de um preenchimento labial na PRIMEIRA PÁGINA do site do cliente em questão.

Acontece que nessa foto havia um ***king agulha espetando a boca da modelo.

Tomei como uma hipótese: essa foto é considerada inapropriada e seu uso é passível de punição.

Até que numa manhã, iniciando trabalho de monitoramento e checkup dos sites dos clientes, me deparo com uma foto grande de um preenchimento labial na PRIMEIRA PÁGINA do site do cliente em questão.

Acontece que nessa foto havia um ***king agulha espetando a boca da modelo.

Que teria sido considerada como inadequada pelo Google e por isso nós não estamos desempenhando como antes e também sendo travados no ADS.

O próximo passo seria, obviamente, testar essa hipótese. Foi o que fizemos, retiramos a foto e fui verificar a indexação das páginas, só de rotina.

O choque foi que grande parte das páginas haviam sido desindexadas, sem mais nem menos.

Fiz a indexação manual pelo Google Search Console, ajustei a campanha novamente no Google Ads e lancei.

O resultado foi que as campanhas foram aprovadas e meu tráfego aparenta estar voltando ao normal, mostrou nesses últimos dois dias sinais, representado em um aumento de 2 pontos, claramente que esse resultado pode ser apenas uma variação esporádica, mas é sim um indício de validação da tese primária: uma foto com uma modelo sendo aplicado produtos de beleza fez com que o Google me punisse e bem punido.

O questão que trago é: como eu ia saber que uma foto de uma modelo em uma pré aplicação de preenchimento labial iria gerar uma punição dessa magnitude? Não tem isso escrito em nenhum lugar da internet (que eu tenha encontrado).

Anyway, alguém já passou por algo semelhante? Gostaria de saber para poder compartilhar e de repente aprender sobre as ações feitas reorganizar as coisas.

 

Salve Google o senhor das punições obscuras.

 

Ivan Prizon.
Diretor Rede Integrare Marketing
Website / Instagram / Linkedin

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *