Hashtags Funcionam e Dobram o Desempenho de Postagens no Instagram. Prova numérica.

Há meses que o debate a respeito do papel das hashtags no desempenho das postagens das redes sociais é tópico de debate internamente aqui na Integrare Marketing.

Mais do que internamente na nossa agência, há anos que não é consensual o trade-off: usar ou não usar hashtags?

Em caso positivo, qual montante? Os mitos de que os algoritmos “punem” excesso de hashtag ou de existem hashtags que “cancelam”, não encontram fontes seguras.

Mas independente de haver ou não hashtag que funciona como negativa, o debate nunca foi muito em frente no tópico usar ou não usar as 30 hashtags que a plataforma libera?

 

Com o “problema” a se resolver, fizemos meses de postagens com hashtags do mesmo nicho em postagens distintas, em horários semelhantes na mesma conta de Instagram e tiramos uma Amostra de 10 postagens.

Deixamos claro o método seguido: 10 postagens com entre 8 e 30 hashtags no período de 15 dias desse mês de outubro de 2022, todas SEM nenhum tipo de impulsionamento de anúncio, importante frisar, sendo, portanto, totalmente orgânicos.

 

A mensuração foi feita com base na entrega do post pela plataforma Instagram, que é medida pela métrica Impressão.

Segue a tabela:


Post | Métrica | Quantidade | Representação no Montante

1 | IMPRESSÕES | 148/192 | 77,08%
2 | IMPRESSÕES | 127/177 | 71,75%
3 | IMPRESSÕES | 87/162 | 53,70%
4 | IMPRESSÕES | 98/156 | 62,82%
5 | IMPRESSÕES | 95/160 | 59,37%
6 | IMPRESSÕES | 76/123 | 61,79%
7 | IMPRESSÕES | 55/92 | 59,78%
8 | IMPRESSÕES | 106/186 | 56,99%
9 | IMPRESSÕES | 54/101 | 53,46%
10 | IMPRESSÕES | 85/128 | 66,40%

Com média simples de 62,31% de entregas feitas por meio das Hashtags, do total, a entrega mais que dobrou!

Essa amostra evidencia que o uso de hashtags tem um impacto positivo e muito significativo nas entregas dos posts, na plataforma do Instagram.

É possível dizer que é até surpreendente, pois as hashtags representam mais da metade do total das entregas feitas pela plataforma!

Na amostra foi encontrado um máximo de 77,08% e um mínimo de 53,46%.

Em qualquer dos cenários o impacto é muito significativo e encerra o debate a respeito do poder das hashtags nas publicações da plataforma de Rede Social Instagram.

Ivan Prizon.


Discover more from Integrare

Subscribe to get the latest posts to your email.


Leave a Reply