SEO Vai Acabar: Como a Inteligência Artificial impacta nessa área e o que perguntam sobre?

A IA e o ChatGPT como alavancagem de carreiras e não substitutos de profissões: Uma hipótese polêmica baseada em evidencias

A ascensão do ChatGPT e da IA na nossa sociedade vem em uma velocidade e força tremenda. Essas tecnologias, assim como antes outras tais como o microchip, alteram nossa forma de viver.

Porém, com a avalanche de novas informações surgindo a todo momento e emergindo novas tecnologias, como ficam os profissionais que eram especialistas nas antigas técnicas? Se os resultados de um ChatGPT são melhores que os de um profissional humano, como se posicionam os profissionais especializados

Uma das hipó teses mais discutidas se refere à obsolescência do SEO, se essa estratégia vai acabar por causa da IA. Os algoritmos de IA são cada vez mais necessários para posicionar os conteúdos de um site de forma eficaz. Enquanto isso, a pesquisa orgânica torna-se cada vez mais difícil para o trabalho manual realizado por um SEO.

Dessa forma, a obsolescência do trabalho do SEO passa a ser uma questão pertinente. Embora os algoritmos possam ser usados para melhorar o trabalho dos profissionais especializados, eles também apresentam como desvantagem a questão da qualidade do resultado. Sendo assim, a questão do uso da Inteligência Artificial (AI) e do Chatbot como uma alav ancagem para o trabalho dos profissionais, ao invés de substituto, é uma polêmica interessante.

A hipótese de que a obsolescência é uma falácia

Muito tem se falado sobre a decadência de profissões como copywriter, SEO, pesquisa acadêmica e outras.

Nesse texto argumentamos que não, a Inteligência Artificial não substitui essas carreiras, mas complementa em uma dimensão tremenda, que em algum grau pode até altera-la inteiramente.

A grande questão envolta dessa teoria é a de que as IA seriam capazes de criar o mesmo conteúdo e material que esses profissionais, e sob a perspectiva do SEO, seria capaz de municiar inteiramente o usuário para quê o trabalho de otimização de conteúdos e a própria existência de sites e blogs se tornem obsoletos.

Porém, ao analisarmos melhor o que o ChatGPT e a IA têm a oferecer, podemos ver que, ao invés de substituir, eles podem simplesmente servir como alavancagem para aqueles que buscam esses trabalhos.

O ChatGPT é uma tecnologia que permite que o usuário alcance muito mais em menos tempo, pois ele não precisa mais se preocupar com a escrita, a estruturação ou o aparato visual de conteúdos e artigos.

O ChatGPT pode criar conteúdos completos, ricos em informações e interessantes, mas obviamente não de forma perfeita.

O sucesso da IA está na sua capacidade de aprender e se aperfeiçoar, e ela pode ser usada para alavancar carreiras, pois ela pode ajudar a otimizar conteúdos para SEO, criar conteúdos ou até mesmo ajudar na parte de pesquisa acadêmica, onde ela pode ajudar a juntar e organizar informações de maneira mais rápida e eficiente.

 

O que as pessoas perguntam? ou O que as pessoas querem saber?

Tudo gira em torno do fato de que as pessoas não sabem o que querem. Diferente do que algumas correntes teóricas da economia argumentam, os agentes não são totalmente racionais e maximizadores.

É nesse contexto que o SEO surge e o seu papel torna-se indispensável. O SEO não somente trabalha para maximizar o tráfego de visitantes, mas também para assegurar que estes visitantes tenham as respostas às suas perguntas

Com a ajuda de técnicas como a Word Embedding e a Semantic Search, a IA pode ajudar a identificar as palavras-chave relevantes para a pesquisa dos usuários e também pode ajudar a perceber o contexto em que essas palavras estão inseridas.

Com esta informação, o SEO poderá usar uma abordagem mais precisa para direcionar o conteúdo para atender às necessidades dos usuários.

 

Word Embedding

É uma técnica em processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) que mapeia palavras ou frases de um vocabulário para um espaço vetorial contínuo, permitindo que as palavras sejam quantificadas com base em seu significado semântico e relações com outras palavras.

O objetivo do word embedding é representar o significado das palavras de forma que um algoritmo de aprendizado de máquina possa compreender e usar para realizar várias tarefas NLP, como análise de sentimento, classificação de texto e tradução automática (Mikolov et al., 2013).

 

Semantic Search

Por sua vez, é um tipo de técnica de recuperação de informações que visa compreender a intenção por trás da consulta do usuário e combiná-la com as informações mais relevantes disponíveis.

Ao contrário da busca baseada em palavras-chave tradicional, a busca semântica leva em conta o contexto e o significado das palavras na consulta para retornar resultados mais precisos e relevantes.

Isso é possível através do uso de técnicas como processamento de linguagem natural, word embeddings e ontologias (Agichtein et al., 2006).

O resultado é uma experiência de busca mais intuitiva e parecida com a humana, pois entende a intenção do usuário e retorna resultados mais alinhados às suas necessidades.

Tanto o word embedding quanto a busca semântica desempenham papéis importantes na evolução do campo NLP e na melhoria da eficácia dos sistemas de recuperação de informações. Leia nosso artigo sobre como  criar tcc com o chat gpt  e como identificar um texto escrito por inteligência artificial.

Ao representar o significado das palavras em um formato compreensível para máquinas e levar em conta o contexto e a intenção por trás da consulta do usuário, essas técnicas permitem que resultados mais precisos e relevantes sejam retornados aos usuários.

 

O fim dos trabalhos como os conhecemos

Portanto, a IA e o ChatGPT possibilitam uma alavancagem tremenda na capacidade de produzir dos profissionais que são “ameaçados”, ao invés de de fato, ameaçar.

Como sempre se diz, toda crise é também uma oportunidade, e esse caso não poderia ser mais claro.

A essência do trabalho de SEO, pesquisa acadêmica e copywriting não poderia estar mais garantida, uma vez que efetivamente quem entende o que as pessoas precisam saber, são as próprias pessoas. Veja aqui se vale a pena investir em SEO.

Por isso, não deixe que seja a sua qualidade de conteúdo a ser substituída por alguma tecnologia, mas inspire-se nela.

Ela foi feita para ajudar a sua carreira, e não para acabar com ela. Use a IA e o ChatGPT para aumentar o seu poder de produção. Eles podem ser seus aliados na criação de conteúdo de alta qualidade.

O que a IA e o ChatGPT são capazes de fazer é realmente auxiliar nesse processo, facilitando e otimizando para atingir todos os objetivos propostos.

 

REFERÊNCIAS

Agichtein, E., Brill, E., & Dumais, S. T. (2006, August). Improving web search ranking by incorporating user behavior information. In Proceedings of the 29th annual international ACM SIGIR conference on Research and development in information retrieval (pp. 19-26). ACM.

Mikolov, T., Sutskever, I., Chen, K., Corrado, G. S., & Dean, J. (2013). Distributed representations of words and phrases and their compositionality. In Advances in neural information processing systems (pp. 3111-3119).

Wang, Y., Ma, S., & Liu, Y. (2018, October). A survey on challenges and trends in Word Embedding and Semantic Search. In Proceedings of the 2nd International Conference on Future Internet of Things and Cloud (pp. 82-88). Springer, Cham.


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