Por que SEO NÃO é otimização de sites? [Polêmico]

O título deste artigo é propositalmente provocante. Já o conteúdo nem tanto.

A questão trazida é a de criticar a definição difundida de que SEO (Search Engine Optimization) é otimização de sites para os mecanismos de busca, como o nome prediz.

Por mbest-prices-plansais irônico que seja, SEO NÃO é (só) otimização de sites. É TAMBÉM otimização de sites.

O SEO é um campo que vai além do que o seu nome propõe.

Enquanto o SEM (Search Engine Marketing) é um conjunto de técnicas que visa aumentar o volume de tráfego no seu site através de ferramentas e estratégias pagas, SEO é um conjunto de técnicas que tem a mesma finalidade, alterando-se somente a maneira com qual realiza esse objetivo.

Mais do que simplesmente otimizar para os mecanismos de busca, o SEO vale-se de estratégias que vão além, uma vez que a sua finalidade não é o mecanismo de busca e sim o tráfego.

O mecanismo de busca é o seu principal meio de atingir sua finalidade, mas estratégias para tal extrapolam a mesma.

Como sabemos SEO é ramificado em quatro:

  1. SEO On Page;

  2. SEO Técnico;

  3. SEO Off Page;

  4. SEO de Conteúdo.

Se diferenciam pelo meio no qual buscam alcançar a sua finalidade: tráfego orgânico.

Vale destacar especialmente SEO Off Page e SEO de Conteúdo, que são técnicas e estratégias aplicadas sem nenhuma relação direta com a estrutura dos sites.

O ponto a se destacar é que SEO NÃO é otimização de sites, apesar de ser TAMBÉM otimização de sites. SEO é o conjunto de técnicas e estratégias de geração de tráfego orgânico para os sites. Há uma abismo de diferença entre as duas coisas.


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