Configuração de app menos seguros gmail SMTP Google Workspace

Recentemente o Google fechou a opção de ativar os apps menos seguros. Mas nós trouxemos caminhos alternativos.

Com o aumento de ameaças online, o Google desativou o acesso a aplicativos menos seguros em sua conta do Gmail.

Isso significa que agora você não pode mais usar aplicativos que não atendam aos padrões de segurança do Google para acessar sua conta do Gmail. Aprenda agora, como ter acesso a apps menos seguros no Google e otimize a rotina da sua empresa.

 Para contornar essa restrição, você pode usar a opção “Gerar senha” do Google, que trouxemos explicado em 10 passos!

 

Essa opção permite que você crie senhas exclusivas para aplicativos específicos, sem precisar compartilhar sua senha principal do Google.

Veja o passo a passo de como usar a opção “Gerar Senha” para acessar a sua conta.

  1. Acesse sua conta do Google e clique na imagem do perfil no canto superior direito da tela.
  2. Clique em “Gerenciar sua conta do Google”.
  3. Clique em “Segurança” na barra lateral esquerda.
  4. Role a tela para baixo até encontrar a seção “Acesso a apps menos seguros” e clique em “Gerenciar acesso a apps”.
  5. Selecione “Ativar acesso” e marque a opção “Permitir aplicativos menos seguros”. Essa opção ativará temporariamente o acesso a aplicativos menos seguros.

  6. Role a tela para baixo e clique em “Gerar senha”. O Google solicitará que você selecione o aplicativo para o qual deseja gerar uma senha.
  7. Selecione o aplicativo que você usará para acessar sua conta do Gmail, como o Microsoft Outlook ou o Mozilla Thunderbird.
  8. Clique em “Gerar” e o Google gerará uma senha exclusiva para o aplicativo selecionado.
  9. Copie a senha gerada e use-a no lugar da sua senha normal ao configurar o cliente de e-mail. Certifique-se de que a senha seja inserida corretamente e sem erros.
  10. Lembre-se de que você só precisa gerar a senha uma vez. Você pode revogar a senha a qualquer momento se não precisar mais usá-la.

Mas isso não quer dizer que você não precise saber a jornada anterior. Continue lendo e seja um expert em resolver problemas no Google.

m02d10 sitebanner1a go

Sumário para configuração de apps menos seguros por SMTP do Gmail:

i) Comece configurando em Segurança e App menos seguro em admin.google.com,
ii) passe pela configuração de POP3, IMAP e SMTP em gmail.com e
iii) termine ativando o acesso para conexão em app menos seguro em myaccount.google.com

Esse preterido tutorial é o resumo do processo pessoal de aprendizado sobre como configurar o SMTP de um App menos seguro no e-mail Gmail do Google Workspace.

A jornada foi longa mas o resultado foi positivo.

PARTE 01

Se estivéssemos tratando de um e-mail tradicional Gmail o processo seria bastante simples e dependeria somente de uma etapa de configuração, se não fosse automático com a simples inserção do número da porta e acionamento do tipo de acesso.

smtp-google-workspace

Mas no Google Workspace não é tão objetivo assim. Para quem não sabe, o Google Workspace é o antigo G Suite, que como um produto tradicional da Google trocou de nome centenas de vezes. (Para confirmar ver Google Adwords – Google My Business – Google Search Console – Google etc etc).

Pois bem, abaixo segue o passo a passo necessário para a configuração do SMTP Google Workspace em Apps menos seguros:

  1. Configure sua conta admin.google.com para permitir acesso de apps menos seguros em:
    1. Admin.google.com, em seguida Segurança e procure pela opção permitir acesso de apps menos seguros;
  2. Configura sua conta gmail.com em:
    1. Configurações;
    2. Ativar POP;
    3. Ativar IMAP;
    4. Salve pelo amor de deus.
  3. Vá em myaccount.google.com e
    1. Desative segurança
      de duas etapas (caso esteja ativado)
    2. Segurança
    3. Ativar acesso de apps com menos segurança

Por fim, configure no seu app, que é menos seguro, com smtp.gmail.com:

i) SSL 465 ou

ii) TLS 587

E assim você estará pronto para o usufruto desse aplicativo menos seguro que provavelmente não valerá a pena o esforço da sua própria configuração.

 

PARTE 02

Antes de entender para que serve, se faz mister entender o que é um protocolo, correto?

Quando tentamos entender o que é SMTP sem antes entender é um Protocolo, é como se tentássemos entender o que é uma maçã sem entender o que é uma fruta. Não tem fundamento.

Portanto, temos certo que SMTP é um exemplo de Protocolo de comunicação assim como HTTP.

Um protocolo de comunicação, por sua vez, seria um conjunto de regras, ou sintaxe que gerenciam um determinado canal de comunicação.

No caso do SMTP, foi criado para gerir, organizar e enviar e-mails. Do HTTP de hipermídia, da internet como a conhecemos.

Então Protocolos de Comunicação são regras que gerenciam e cuidam dos canais pelos quais a comunicação digital acontece. São as vias, e como em qualquer sistema, são regidas por conjunto de Direitos e Deveres.

Mais fácil, né?

PARTE 03

 

Ah, e para quem não está familiarizado o significado de SMTP, por exemplo, a gente faz um briefing rápido:

SMTP é um entre alguns outros protocolos de transmissão de dados via rede. Ou seja, é um processo estruturado de comunicação entre computadores/servidores.

O SMTP especificamente tem a função de envio de mensagens somente, e não de recebimento.

É muito utilizado em aplicativos externos à plataforma de e-mail no qual seu domínio está hospedado. Por exemplo: enviar mensagem para clientes através de um software de gestão utilizando o domínio oficial da empresa, sem o uso da plataforma de e-mail. Principalmente se você for uma Agência de Marketing de  Qualidade, é uma boa forma de melhorar sua produtividade,

Mais ilustrativo é a comunicação de desktops com impressoras ou scanners, que são feitos através de SMTP, canal de via única, no qual o computador envia mensagens que são recebidas e não respondidas pelo aplicativo externo.

Em resumo, SMTP, assim como outros protocolos, como HTTPS ou IMAP, são processos estruturados que geram fluxo de informações entre diferentes centros.

Uma dica para melhorar seu desempenho analítico que damos é a Semrush, dê uma olhadinha usando o Free Trial. Obs.: Vale muito a pena.

semrush-redeintegrare-promo
Acesse e ganha um Free Trial de 7 dias com acesso à todas os recursos de uma plataforma que é considerada a melhor plataforma de Marketing Analytics do mundo.


Discover more from Integrare

Subscribe to get the latest posts to your email.


1 comment

[…] outras matérias, como: Qual maquininha de cartão escolher ,permitir aplicativos menos seguros gmail e como aplicar Inteligência artificial no marketing […]

Leave a Reply