A PROFISSÃO DE SOCIAL MEDIA E O SUCESSO DO CLIENTE

O trabalho do Social Media é imprescindível para o crescimento da empresa e isso ficou ainda mais evidente durante o ano de 2020, quando ocorreu a pandemia da COVID-19 em todo o mundo. Tanto os pequenos quanto os grandes empresários viram na internet e especificamente nas redes sociais uma forma de não reduzir seus negócios e também de expandi-los.

Desde então, as social medias têm crescido significativamente, com cada vez mais pessoas iniciando carreira.

Porém, para ser um bom profissional pressupõe-se uma série de conhecimentos, competências e habilidades que irão garantir um bom trabalho e consequentemente um bom resultado, para o profissional e para o cliente.

Entre elas podemos destacar a necessidade de Estratégias claras, pois cada negócio é único e na maioria das vezes a estratégia usada em um, não é aplicável em outro.

Pensando nisso, deve-se definir os KPIs (key performance indicators), Persona, Arquétipo e OKR (objectives and key results) claros para serem alcançados e com isso estruturar estratégias de ação para o negócio atingi-los.

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Estar nas redes sociais certas (que você descobrirá quais são a partir da Persona, Arquétipo e Estratégia) dará a empresa maior contato com o público-alvo e possivelmente trará melhores resultados.

Para isso, organize e sistematize operações, como criação e gestão de contas, definição de cronograma de postagens, conteúdo abordado, hashtags utilizadas e outras ferramentas que poderão te auxiliar.

Comunicação é a chave do processo, por isso, além do conteúdo planejado deve-se ter estruturado o plano de ação de como ele será abordado.

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Parcerias com influenciadores, por exemplo, podem ser um bom caminho para expandir o negócio, ou então, por que não transformar seu próprio negócio em um exemplo de influência? A chance de que seja criada uma comunidade ao redor da marca aumenta e isso trará resultados consistentes.

Uma vez definida a estratégia e executando-a é necessário avaliar o seu desempenho, o que possibilita recalcular os caminhos adotados a tempo suficiente ou então, em caso de sucesso, focar ainda mais naquilo que vem dando certo.

Existem diferentes ferramentas de Analytics que podem ajudar nessa tarefa.

Dessa forma, com uma boa estratégia, conteúdo, distribuição, análise e avaliação, as chances de que a sua gestão de Social Media tenha sucesso são bastante elevadas, o que leva ao sucesso e satisfação do cliente.

 

 

Heloanne Mendes Melluzzi
Ivan Prizon

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